West Sea

EVENTO

Ministro das Infraestruturas lança empreitada de dragagem do canal de acesso ao estaleiro

16 de junho de 2020

Realizou-se no dia 16 de junho de 2020, no estaleiro da West Sea, a cerimónia de lançamento da empreitada de dragagem do canal de acesso ao estaleiro naval para a quota de -6 metros do zero hidrográfico. O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, presidiu à cerimónia que contou com a intervenção de Guilhermina Rego, presidente da APDL, Carlos Martins, presidente do grupo Martifer e José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O projeto pretende melhorar as condições de acesso ao Cais do Bugio e aos estaleiros navais, e vai estimular o desenvolvimento industrial, permitir a entrada de navios de maior dimensão no porto e potenciar a criação de um cluster competitivo na indústria naval portuguesa, aumentando a competitividade da infraestrutura portuária. A intervenção vai ainda promover a melhoria das condições de segurança e navegabilidade no Porto de Viana do Castelo. A empreitada, contemplada na Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026, conta com um investimento da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) na ordem dos 17,4 milhões de euros e um investimento privado da West Sea de 15 milhões de euros, que irá construir uma nova doca seca no alinhamento do cais do Bugio, aproveitando a antiga rampa.

A empreitada tem um prazo máximo de execução de oito meses e conta com uma área de intervenção de aproximadamente 190 mil metros quadrados. A nova doca seca vai permitir a docagem de navios com 220 metros de comprimento e 40 metros de largura.